No mês passado, o Conselho de Ministros aprovou regras mais rígidas para os serviços de chamadas e SMS. Algumas das novas regras realmente já existiam, mas o ministro espera com esta atualização finalmente se livrar dos muitos casos de abuso no setor. As regras ainda têm que ser aprovadas pelo parlamento.
De acordo com o Ministro da Agenda Digital e Telecom Alexander De Croo, nada menos que 644 reclamações foram recebidas pelo Ombudsman para Telecom em relação a todos os tipos de comércio móvel e serviços de SMS premium no ano passado. No passado, a maioria das reclamações era sobre fornecedores de toques que assinavam de forma enganosa um assinante a usuários insuspeitos. Hoje em dia, essas práticas ainda existem, mas freqüentemente são oferecidas em todos os tipos de aplicativos, e o pagamento é feito de outras formas do que antes, permitindo que os provedores maliciosos escapem das regras existentes.
Melhoria das regras para serviços de SMS
As novas regras não são realmente tão novas assim. Elas são muito semelhantes à legislação introduzida em 2009 e 2011, mas a nova versão é mais extensa e mais rigorosa. Ela também envolveu códigos voluntários do setor, enquanto que agora não se trata mais de acordos não vinculativos, mas de um texto jurídico vinculativo.
Resumimos as novas regras abaixo. Algumas delas visam não apenas os provedores, mas também as operadoras de telecomunicações envolvidas. Estas últimas também devem impedir que os operadores que atuam no exterior ou recrutam clientes para seus serviços por algumas semanas mais rapidamente.
Currículo
- A publicidade para pagamento de serviços deve indicar o preço de custo, incluindo a taxa mais alta.
- O cliente deve enviar ele mesmo um SMS para o número de pagamento para que o serviço comece.
- A desinscrição começa com a mensagem 'STOP' para o número.
- O serviço de pagamento deve ter o serviço de atendimento ao cliente facilmente acessível por e-mail, telefone ou digitalmente.
- O operador de telecomunicações também pode receber a reclamação.
- As reclamações devem ser tratadas dentro de cinco dias úteis; caso contrário, a reclamação será bem fundamentada.
- Se a reclamação for bem fundamentada, o serviço SMS deve reembolsar os custos dentro de cinco dias úteis ou na próxima fatura. Se este não for o caso,
os operadores assumirão os custos (por enquanto).
- As operadoras devem bloquear imediatamente os números de pagamento e interromper as transferências de pagamento se houver uma violação.
Você mesmo quer configurar um jogo de chamadas, serviço de SMS?
Sinta-se à vontade para entrar em contato com nossa equipe em [email protected], e nós o informaremos!